Adesão do Maranhão à Independência é tema de roda de conversa na FMRB

25/07/2023

A história conta que o Maranhão foi o último estado a aderir à Independência do Brasil, reconhecendo a emancipação apenas em 28 de julho de 1823. Historiadores e pesquisadores da área apontam que a principal motivação do reconhecimento tardio se deu em virtude da resistência das elites agrícolas e pecuaristas que tentavam assegurar relações econômicas diretas com Portugal.

Desde então, o 28 de julho é reconhecido como o dia da Adesão do Maranhão à Independência. E muito além de um feriado estadual, é uma data que carrega um conjunto de significados históricos.

Com o objetivo de celebrar os 200 anos da Adesão do Maranhão à Independência, o Governo do Maranhão, por meio da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), apresenta uma programação especial, que tem como finalidade discutir a importância do acontecimento para a história local e nacional.

A roda de conversa vai contar com as participações do professor do Curso de História da UEMA, Marcelo Cheche Galves, do doutor em História, Roni Cesar Andrade de Araújo e do Pe.Jean Marie Vendame, com mediação da Dra. Raissa Gabrielle Cirino (PPGHIST/UEMA).

A equipe do Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM) vai promover uma breve contextualização sobre a importância das fontes documentais, relacionadas a esse momento histórico, em um passeio rumo ao conhecimento da história do Brasil.

A programação em alusão aos 200 anos de Adesão à Independência vai acontecer dia 27 de julho, a partir das 17h, no Auditório Padre Antônio Vieira, no Convento das Mercês.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral.