Apresentação
O direito à memória coletiva constitui parte significativa da construção da nossa identidade cultural. Sem a memória e o acesso às suas fontes, tudo fica mais vulnerável à ação do tempo, seja para sua conservação física, seja para a reflexão histórica, método inconteste de formação da consciência crítica coletiva.
Inaugurada em 2011, a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) é uma instituição focada na promoção dos valores republicanos e na contribuição às pesquisas relacionadas à redemocratização do Brasil.
Conta com um extenso acervo doado pelo ex-presidente da República e Patrono da Fundação, José Sarney, que cedeu ao estado do Maranhão mais de 1 milhão de documentos referentes ao período compreendido entre 1985 e 1990, 24 mil livros, sendo 3 mil obras raras, mais de 50 mil registros audiovisuais e 5 mil itens iconográficos.
Um verdadeiro testamento do que foi o dia a dia daqueles anos de travessia, em que se deixava para trás a aridez do totalitarismo e da exceção, para aportar o destino do país, no solo perene e fértil da democracia plena.
A FMRB se dedica ao estudo, defesa e preservação do patrimônio histórico e cultural, além do fomento de projetos educacionais, culturais e de pesquisa, desde cursos e oficinas até exposições e eventos.
O compromisso com a história, memória e preservação revela a necessidade de compreensão do tempo passado e tempo presente na construção de soluções para os temas que atravessam os dias atuais.


