Ciclo de Oficinas do Salão de Arte da Coletiva de Maio discute Arte Contemporânea no Convento das Mercês

26/03/2025

Dando continuidade às ações formativas da Coletiva de Maio 2025, o Ciclo de Oficinas do Salão de Arte promoveu, nesta terça-feira, 25, mais um encontro voltado para a valorização e o fortalecimento da arte maranhense. Com o tema "Arte Contemporânea", a oficina foi mediada pelo galerista Marco Antônio Lima, no Convento das Mercês.

O encontro abordou as principais características da Arte Contemporânea, incluindo sua diversidade de estilos e mídias, a interatividade com o público e a relevância dos temas sociais e políticos na produção artística atual. “Momentos como esses são importantes por que suscitam assuntos que interessam as várias gerações de artistas. Então, foi um momento de troca de experiências e informações”, ressaltou Marco Antônio Lima, galerista e palestrante no workshop. 

A oficina buscou ampliar o repertório dos participantes, promovendo reflexões sobre as múltiplas formas de expressão da arte e suas conexões com a sociedade. “É muito importante para mim, enquanto estudante estar nesse momento, para poder prestigiar e compreender um pouco mais sobre o mercado de arte que estamos construindo nesse momento no Maranhão. São conversas fundamentais para pensar conforme o que o público procura”, pontuou Nathan Negrão, estudante de Artes Visuais.

Voltado para artistas, curadores e demais interessados na cena cultural, o evento reafirma o compromisso da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) com a qualificação e o incentivo à produção artística no Maranhão.