Convento das Mercês recebe Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação do Maranhão

Convento das Mercês recebe maior Feira de Ciências do Maranhão.

Acessar fotos
27/06/2022

A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) vai receber o maior evento de fomento à pesquisa no ambiente educacional do Maranhão: a Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação vai movimentar mais de mil pessoas no Convento das Mercês, entre alunos, professores e gestores de escolas das redes públicas estadual e federal.

A Feira foi idealizada pelo governador Carlos Brandão, com organização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com as secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Juventude (Seejuv), Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fapema), Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Em São Luís, a Feira será no Convento das Mercês (Desterro), com a participação de mais de mil pessoas, distribuídas em 102 equipes divididas em duas categorias: Experimentação Científica e Sustentabilidade; e Inovação, Tecnologia e Robótica. Na capital, o evento abrange as Unidades Regionais de Educação de São Luís, Rosário, Itapecuru Mirim e Chapadinha, envolvendo 43 municípios. Além de São Luís, outros cinco polos regionais sediarão o evento: Colinas, Caxias, Imperatriz, Pinheiro e Balsas.

Entre os objetivos, estão instigar o desenvolvimento da ciência e do conhecimento tecnológico no ensino médio do território maranhense, por meio da pesquisa, da experimentação e de sua aplicação em diversos contextos, estimulando o protagonismo juvenil, a criatividade e a corresponsabilidade social; estimular a comunidade escolar a buscar soluções criativas que auxiliem na superação de desafios e dificuldades presentes na implementação de atividades voltadas ao desenvolvimento humano de natureza teórica e/ou experimental; reconhecer experiências exitosas e atividades inovadoras, desenvolvidas pelos estudantes do ensino médio da rede pública de ensino do Maranhão, entre outros.

Avaliação dos projetos

No total, 1.323 equipes escolares realizaram inscrição para a Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação. Dessas, 394 foram classificadas para apresentarem seus projetos na feira, sendo 296 de experimentação e 98 de robótica. Na Feira, as equipes farão a defesa das propostas, de caráter classificatório, com a avaliação de uma comissão julgadora e pelos visitantes, com votação por QR Code. Serão premiados os 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria. As escolas, professores e estudantes receberão os prêmios.

Fonte: Seduc (texto adaptado)