FMRB abre novo espaço com a história da Casa da Moeda do Brasil

Exposição de moedas retoma a trajetória monetária do Brasil

Acessar fotos
10/03/2022

Agora é possível conhecer a história da Casa da Moeda do Brasil no novo espaço do museu da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB). Uma pequena exposição de moedas está aberta ao público no Convento das Mercês, em comemoração pelo aniversário da Casa da Moeda (8 de março).

A exposição traz reproduções de contos de réis, cruzeiros, cruzados e reais. O principal objetivo é despertar o interesse dos visitantes em compreender a importância da moeda para a organização política de qualquer país, em especial da república democrática.

O novo espaço foi montado no Salão das Nações da FMRB, e está aberto para visitação nos mesmos horários do museu: às segundas, das 13h às 17h; de terça a sexta-feira, das 8h às 17h; e aos sábados, das 8h às 12h.

Casa da Moeda

A Casa da Moeda do Brasil foi fundada em 8 de março de 1694, em Salvador. Ao longo dos seus mais de 300 anos de história, mudou-se para o Recife, antes de se estabelecer definitivamente no Rio de Janeiro em 1702, onde está até hoje.

Desde o início do uso dos réis portugueses no século XVII, o Brasil já teve 9 moedas. As mudanças, em geral, tentaram compensar uma inflação descontrolada que acometeu a economia do país até ser equilibrada pelo Plano Real, em 1994.