FMRB apresenta ao Conselho Curador a agenda de projetos para 2025

Acessar fotos
13/03/2025

A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) realizou, na tarde de ontem, mais uma reunião do Conselho Curador, promovendo um diálogo estratégico sobre as ações institucionais que serão desenvolvidas ao longo de 2025. O encontro reuniu representantes do Conselho, diretores das áreas educacional, cultural e de planejamento administrativo, além do presidente da Fundação, Kécio Rabelo.

Durante a reunião, foram apresentadas as iniciativas culturais e educativas promovidas pela FMRB, reafirmando o compromisso da instituição em democratizar o acesso à arte, cultura e conhecimento. O balanço de 2024 foi marcado por avanços significativos, consolidando a Fundação como um espaço essencial para a preservação da memória da redemocratização do Brasil e para a valorização das expressões culturais maranhenses.

Um tema de destaque no diálogo foi o processo de modernização do Museu Memorial José Sarney, que tem ampliado a interação com o público e a difusão do acervo presidencial, o único do gênero no Nordeste. A modernização reforça o papel da FMRB como guardiã de um patrimônio histórico fundamental para a compreensão do processo democrático brasileiro. "Muito bom, eu fiquei surpreso com a quantidade de eventos que vocês criaram para o futuro, nessa área de planeamento. É muito fôlego, é muita coisa, é muita coragem propor tanta coisa.  Mas é assim que se faz, assim que se anda, é enfrentando essas coisas com alegria e satisfação e tocando pra frente", celebrou Eliezer Moreira, presidente do Conselho Curador.

O encontro reafirmou o compromisso da Fundação com a ampliação do acesso à cultura e ao conhecimento histórico, fortalecendo sua missão de promover um diálogo constante entre passado, presente e futuro. "O Conselho Curador é o órgão de representatividade máxima da Fundação, de forma que as reuniões do Conselho são reuniões de alinhamento, mas também, buscamos ideias dentro desse colegiado para aprimorar projetos, estabelecer metas e prestar contas aos conselheiros daquilo que nós estamos fazendo. Esse ano, nós estamos trabalhando fortemente com a temática dos "40 anos de redemocratização", então nós apresentamos hoje aos conselheiros as ações e conteúdos que serão desenvolvidos", ressaltou Kécio Rabelo, presidente da FMRB.