FMRB lança folheto “Aqui tem Cordel” e celebra a tradição da literatura popular

11/03/2025

Na última quinta-feira, 13 de março, a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) promoveu o lançamento do folheto "Aqui tem Cordel", uma celebração da riqueza cultural nordestina e do talento das novas gerações. O evento aconteceu no Auditório O Dono do Mar, com a presença dos escritores Wilson Marques, Paulinho Nó Cego e do xilogravurista Airton Marinho.

Sob a orientação de Paulinho Nó Cego e Airton Marinho, o folheto é resultado da primeira oficina de cordel do projeto Fazendo Arte, que levou crianças ao universo encantador dessa tradição literária. "Oficina é uma coisa que a gente faz botando a mão na massa, trabalhando e descobrindo juntos. Na verdade é um aprendizado mútuo. Então, eu fiquei muito animado em perceber o talento das crianças, a capacidade criativa delas", ressaltou Wilson Marques, escritor infanto-juvenil. 

Durante encontros semanais, os participantes conheceram a história do cordel, explorando rimas e métricas e, o mais importante, deram vida a seus próprios versos, combinando criatividade e bom humor. “Foi um período tão bom, mas tão bom que eu me emocionei, eu fiquei até sem reação na primeira vez e foi relacionado a desenho, a como ia escrever e eu eu gostei demais e fiquei bem feliz”, afirmou Enzo Levi, aluno da oficina. 

Cada página do folheto reflete a magia do cordel e a alegria de aprender fazendo arte. A iniciativa reforça a importância dessa expressão poética que há séculos encanta o Nordeste e o Brasil, perpetuando a oralidade, a cultura popular e a identidade nordestina. É uma experiência única, muito importante esse contato desde cedo das crianças com esse universo tão popular e tão interessante que é a literatura de cordel com a xilogravura. Um momento ímpar para nossas crianças", afirmou Estela Diniz, mãe de uma das alunas da oficina. 

O lançamento do Aqui tem Cordel é um convite para todos que apreciam a força da literatura popular e reconhecem seu papel na preservação da memória e na formação de novos talentos.