FMRB promove segunda edição do Cine Diálogo com exibição de filme sobre a ditadura militar
A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) realizou, na última sexta-feira, às 15h, a 2ª edição do Cine Diálogo, no Auditório O Dono do Mar, no Convento das Mercês. A iniciativa convida o público a refletir sobre a história do país e a importância da democracia, por meio da exibição de filmes e debates abertos.
Nesta edição, foram recebidos os estudantes do Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro, que assistiram a exibição do longa "O que é isso, companheiro?”, que retrata a trajetória de dois jovens militantes que aderem à luta armada durante os anos de repressão do regime militar brasileiro, após a promulgação do AI-5. Inspirado em fatos reais, o filme traz à tona dilemas humanos, escolhas políticas e os custos da resistência.
Após a exibição, o poeta *Bioque Mesito* conduzirá uma roda de conversa com o público, criando um espaço de escuta e diálogo sobre os impactos da ditadura e os caminhos da redemocratização. “É uma forma de proporcionar aos estudantes, às escolas e ao público em geral, a apreciação cinematográfica, em que abordamos temáticas com relação à democracia, como forma de garantir o acesso à cultura e à arte como ferramenta de incentivo ao pensamento crítico”, afirmou Tatiane Lindoso, diretora educacional da FMRB.
O projeto Cine Diálogo integra a programação especial da FMRB em comemoração aos 40 anos da redemocratização no Brasil e reforça o papel da Fundação na preservação da memória política e cultural do país. “Uma atividade como essa, fora da sala de aula é importante por que os estudantes têm contato com várias reflexões sobre a importância da democracia. No tempo que vivemos isso é muito pertinente, por que a cada dia, a cada momento, nós observamos ataques à democracia e é necessário que eles que são mais jovens, percebam o quanto é importante viver a democracia, que é um estado de liberdade”, ressaltou Raimundo Uchoa, professor de Filosofia do centro de ensino.