FMRB realiza Ciclo de Oficinas do Salão de Arte da Coletiva de Maio
Na última terça-feira, 18, o auditório "O Dono do Mar", no Convento das Mercês, recebeu o primeiro Workshop do Ciclo de Oficinas do Salão de Arte da Coletiva de Maio, uma iniciativa fundamental para capacitar e impulsionar a trajetória de artistas maranhenses. Com o tema "Criação de portfólio e uso em editais", a atividade foi conduzida pela Profª Drª Rosilan Garrido e pelo Profº Yuri Logrado, do Ministério da Cultura (MinC).
Voltado para artistas visuais, curadores e demais interessados no setor cultural, o workshop ofereceu um panorama prático sobre a construção de portfólios, abordando formatos, estratégias de apresentação e sua aplicação em editais e oportunidades de financiamento. “O motivo de participar da oficina é tentar entender um pouco mais sobre portfólio, um elemento que parece ser simples mas que tem a sua complexidade. E eu vim aquiba Fundação justamente buscar essa referência, buscar esse apoio institucional que ela está dando pra gente enquanto artista e concorrer a editais e melhorar a minha formação e a minha captação de recursos”, afirmou Talysson Bastos, historiador da arte.
A oficina buscou não apenas qualificar a produção artística local, mas também ampliar suas possibilidades de inserção no circuito nacional. "Esse ciclo é um preparatório para o fortalecimento dessa classe de artistas plásticos do Maranhão que estão precisando não pela falta de talento, não por falta de qualidade, mas para o acesso de alguns instrumentos para fortalecer a nossa arte para que ela seja competitiva e mostrar o quanto somos talentosos e produtivos", ressaltou Carminha Cabral, coordenadora de projetos especiais da FMRB.
A iniciativa faz parte do conjunto de ações preparatórias da Coletiva de Maio 2025, reforçando o compromisso da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) com o fomento à arte e cultura no Maranhão.