FMRB renova exposição permanente com melhorias no museu do Convento das Mercês

Exposição "Nova República" traz ao público novas peças do seu acervo para recontar a história do Brasil pós-ditadura

Acessar fotos
Além de nova exposição, o museu também recebeu melhorias estruturais no acabamento, iluminação e refrigeração.
Além de nova exposição, o museu também recebeu melhorias estruturais no acabamento, iluminação e refrigeração. - César Barata/FMRB
17/02/2022

A Fundação da Memória Republicana Brasileira reinaugurou sua exposição permanente. Reformulada para a nova temporada 2022, a exposição “Nova República” foi lançada na última segunda-feira (11) e traz ao público novas peças do seu acervo para recontar a história do Brasil pós-ditadura.

Entre as novidades estão uma seção naval, com miniaturas de navios e astrolábios, e uma seção numismática, com a história do Plano Cruzado e da Casa da Moeda do Brasil. Além disso, também compõem a exposição quadros de artistas renomados como Dila, Siron Franco e Gustavo Rosa.

De acordo com o presidente da FMRB e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a nova exposição acompanha outras melhorias no museu. “Renovamos o sistema de ar-condicionado de todo o museu, melhorando a refrigeração, além de realizar reparos como pintura, iluminação e reforma das vitrines. Sentimos que era hora de renovar também nossa exposição permanente, para contar com novas peças históricas e novas obras de arte esse marco nacional que é a Nova República”, explicou.

Além da reformulação da exposição, a FMRB também está realizando a transformação de seu Arquivo Textual num Centro de Tratamento de Documentos (CDOC). O espaço abriga mais de mil documentos que guardam a história da presidência da República no fim dos anos 1980, além de registros do governo do Estado e do Senado Federal. Todo o acervo foi readequado com melhorias estruturais e será digitalizado para pesquisa virtual.

A FMRB está recebendo visitantes de forma presencial às segundas-feiras, das 13h às 17h, de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Os visitantes devem usar máscara e guardar distanciamento como medida preventiva ao coronavírus. Grupos acima de 10 pessoas precisam agendar visita por meio do telefone (98) 3232-4192.