Projeto Choro e Samba no Convento homenageia artistas maranhenses com show no Centro Histórico

Projeto Choro e Samba no Convento homenageia artistas maranhenses com show no Centro Histórico
Com uma noite marcada por um dos mais originais estilos de música brasileira, o choro, o Grupo Regional Tira-Teima e a Banda Choro e Samba se apresentaram, na sexta-feira (28), no Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís, para homenagear os artistas Nivaldo Santos, Tássia Campos, Andreia Frazão, Daffé, Roberto Brandão, Joãozinho Ribeiro, Edilson Gusmão e Arlindo Pipiu.
A celebração aos artistas maranhenses é uma iniciativa do Governo do Maranhão a partir do projeto Choro e Samba no Convento, desenvolvido pela Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), e que a cada mês, com um show no Convento das Mercês, celebra o aniversário de músicos de grande contribuição para a cultura no estado.
“Esse projeto visa homenagear todos os artistas maranhenses, cantores, compositores e intérpretes nascidos no mês. É um projeto realizado no coração do Centro Histórico. É muito bacana ver a comunidade aderindo a esse projeto, todos os meses vindo aqui, no Convento das Mercês, para essa homenagem, que é uma retribuição nossa para aqueles que levam o nome do Maranhão para todo o Brasil”, observou o presidente da FMRB, Kécio Rabelo.
As apresentações foram intercaladas por declamação de poesias e os homenageados fizeram participações especiais, com um repertório que foi de Pixinguinha a Chico Buarque.
Um dos homenageados da noite, o maestro Arlindo Pipiu - que já tocou com nomes como Alcione, Paulinho da Viola, João Nogueira e João do Vale - destacou a iniciativa da gestão estadual em realizar o projeto mensalmente.
“O artista precisa ter espaço e a gente quer ter o ano todo de acontecimento, pois São Luís é uma cidade rica, de diversidade enorme. Quando o projeto teve a primeira edição no mês passado, eu fiquei me perguntando se me dariam esse presente? E me deram, me chamaram para reger meus amigos. Para mim é de um valor incomensurável terem me chamado para participar desse momento”, compartilhou.
A cantora Tássia Campos, outra homenageada da noite, falou com orgulho da celebração aos artistas maranhenses. “Recebi essa homenagem com muito lisonjeio pois estou rodeada por pessoas pelas quais eu tenho muito carinho e sou fã. É uma honraria enorme estar na mesma noite que Daffé, Edilson Gusmão, Arlindo Pipiu e outros artistas muito talentosos. É bom demais”, enfatizou.
Joãozinho Ribeiro também agradeceu pela homenagem e destacou a qualidade do trabalho dos artistas maranhenses. “Eu acho muito importante investir na cultura e em um dos maiores ativos que o Maranhão tem, que são os seus artistas, que são seus produtores culturais. E entender também que a cultura é um grande ativo para o desenvolvimento estratégico do estado. Então, o projeto Choro e Samba no Convento é maravilhoso”, declarou.
O músico Paulo Trabulsi, do Regional Tira-Teima, descreveu a experiência de participar da homenagem aos colegas da arte e a satisfação com o show no Convento das Mercês.
“É um projeto extremamente importante, primeiro porque leva nosso trabalho com esse gênero, que é um gênero genuinamente brasileiro, ao público. É um gênero que existe há mais de 200 anos e continua vivíssimo. Abrir esse espaço, num local maravilhoso que é o Convento das Mercês, é muito bacana. É extremamente importante essa homenagem aos artistas”, contou Paulo Trabulsi.
O pátio do Convento das Mercês, onde foi realizado o show, reuniu artistas, famílias vizinhas ao espaço e diversos outros apreciadores do choro e do samba. A servidora pública Édina Matos elogiou a iniciativa da gestão estadual. “É maravilhoso estar aqui em um espaço que é propício para ouvir o chorinho. É música de boa qualidade e é um prazer ouvir, sempre que posso estou prestigiando”, afirmou.
Choro e Samba no Convento
O projeto Choro e Samba no Convento é uma realização da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB). A iniciativa começou em março deste ano e a cada mês vai homenagear artistas locais que fazem aniversário e que contribuem com a cultura do estado. O público tem acesso gratuito ao show, que é realizado no Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís.