“Bonecos no Convento 2024” encantou o público com festival inédito em São Luís
A cidade de São Luís foi palco de mais um evento repleto de magia e diversão para a criançada! Entre os dias 6 a 8 de dezembro, o prédio histórico do Convento das Mercês recebeu o “Bonecos no Convento 2024” – Festival Nordestino de Teatro de Bonecos, com uma programação que reuniu 10 espetáculos de teatro de bonecos, sendo oito de grupos maranhenses e dois convidados, de Fortaleza e Teresina.
Além das apresentações teatrais, o festival contou com a participação de grandes nomes ligados à arte e à cultura, como o Prof. Dr. Mário Piragibe (UFU), o cassimireiro piauiense Chagas Vale, e o presidente da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos e Circo-Teatro (ABTB/CUB), Andreisson Quintela. “Falar desse Festival que nasce hoje no Maranhão e depois de 10 anos do registro do Teatro de Bonecos popular do Nordeste, traz imensa importância para a cultura do nosso povo brasileiro. Então estar nesse encontro representa muito para o país, sendo essa uma linguagem popular reconhecida pelo IPHAN desde 2015, como patrimônio nacional”, celebrou Quintela.
Quem passou por aqui ficou encantado com as apresentações. “Diferente. Ele nunca tinha visto e quando minha amiga me convidou para trazer ele, eu achei que seria interessante e gostamos demais”, destacou Sheila, mãe do Diogo.
Com entrada gratuita, o festival trouxe uma programação dedicada ao público infantil, apresentando espetáculos que exploram a riqueza da cultura nordestina e maranhense, utilizando bonecos, músicas e narrativas envolventes. “As pessoas estão interessadas não só em congraçar, mas também em interagir, em trabalhar em conjunto. E aqui a gente tem resultados de profissionais de bastante tempo e também de iniciantes, espetáculos muito bons que a gente presenciou nos últimos dias”, afirmou Tácito Borralho, o ator, diretor de teatro, dramaturgo e professor de Artes Cênicas da UFMA.
O evento é uma realização da Associação de Teatro de Bonecos do Maranhão (ATBMA) e do Núcleo de Teatro de Animação da COTEATRO, com apoio do Governo do Maranhão e da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB).