Sarau das Mercês apresenta mais uma noite de música e poesia no Convento das Mercês

21/03/2025

Na noite da última terça-feira, 25, o Convento das Mercês foi palco de mais uma edição do Sarau das Mercês, evento que reúne poesia, música e reflexões em um momento que valoriza a arte como ferramenta de expressão e conexão.

O evento contou com a mediação da poeta e membro da Academia Maranhense de Letras (AML), Laura Amélia Damous, que conduziu o encontro com sensibilidade e experiência literária, homenageou o centenário de nascimento da poeta Dagmar Desterro, promovendo um diálogo enriquecedor entre os convidados e o público.

Entre os nomes convidados estiveram: Anna Liz, poeta e presidente/coordenadora da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB); Silvanna Lourença de Meneses, membro da Academia Caxiense de Letras e da AJEB; Débora dos Reis Cordeiro, professora e produtora cultural especializada em saraus e eventos lítero-musicais; Lindevania Martins, poeta, escritora e defensora pública; e Helton Borges, músico violinista e produtor musical. “Essa edição foi muito importante para nós todas e todos enquanto sociedade, por que é um Sarau que acontece no mês da mulher, só com poetas mulheres, falando sobre seu processo criativo, sobre seu percurso na poesia. Então, um evento como esse incentiva outras mulheres a estarem nesse lugar e incentiva aos homens a abrirem os olhos para esse arte que vem das mulheres”, afirmou Lindevania Martins, poeta convidada. 

A programação proporcionou ao público uma experiência única, unindo literatura e música em uma noite de arte e emoção. “Nossa 1ª edição de 2025, ano da comemoração dos 40 anos da redemocratização. E a poesia, certamente, é uma das expressões mais sublimes dos sentimentos e uma voz potente da resistência”, ressaltou Kécio Rabelo, presidente da FMRB. 

Essa é mais uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB).