Sarau das Mercês celebra a arte como encontro entre música e poesia
O Convento das Mercês foi palco, na última quinta-feira (5), de mais uma edição do Sarau das Mercês – O Som e a Palavra, evento que reúne arte, literatura e música em uma experiência cultural aberta ao público e com entrada gratuita.
Com uma proposta que valoriza a arte como forma de expressão e conexão humana, o sarau promoveu reflexões, performances poéticas e apresentações musicais que celebram a diversidade da produção artística maranhense. A mediação ficou por conta da poeta Laura Amélia Damous, vice-presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), que conduziu o encontro em diálogo poético com os convidados e a plateia.
Entre os participantes da noite estiveram:
- Fernando Abreu, poeta ludovicense com seis livros publicados, conhecido por sua atuação na revista Uns & Outros, referência da cena literária maranhense entre as décadas de 1980 e 1990.
- José Neres, professor, escritor, pesquisador e membro da AML, com produção voltada à poesia, ficção, teatro e estudos literários.
- Zeca Tocantins, cantor, compositor, poeta e contista. Autor de 15 livros, é membro da Academia Imperatrizense de Letras e da Academia de Letras e Artes da Região do Bico do Papagaio. Em 2022, foi agraciado com o Prêmio Graça Aranha.
A música da noite ficou por conta da saxofonista Sarah Byancci, artista maranhense que já se apresentou ao lado de nomes como Vanessa da Mata, Duda Beat e Criolina. Atualmente, desenvolve um show instrumental com influências de diversas vertentes da música brasileira.
O Sarau das Mercês – O Som e a Palavra é uma realização do Governo do Maranhão, por meio da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), e integra a agenda cultural que valoriza e dá visibilidade aos talentos artísticos do estado.