Sessão solene em comemoração ao Bicentenário de Gonçalves Dias é realizada na ALEMA
Com o objetivo de dar continuidade às celebrações do Bicentenário de Gonçalves Dias, a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) capitaneou mais uma ação comemorativa, dessa vez, em sessão solene realizada na Assembléia Legislativa do Maranhão (ALEMA), ocasião que enalteceu vida, obra e legado deixados pelo escritor maranhense, em um evento carregado de significados históricos e culturais.
A solenidade partiu da proposição do deputado estadual Roberto Costa. "Gonçalves Dias representa uma parte da história do Maranhão, o fortalecimento do estado através da Literatura, da arte e da cultura e o Poder Legislativo que tem a sua representatividade para o povo maranhense, não poderia ficar de fora desse momento ímpar", afirmou o deputado.
Durante a solenidade, os parlamentares prestaram relevantes homenagens, destacando a referência literária deixada para além do tempo, tornando-se imortal por suas obras. "É um gesto, é uma homenagem para todas as pessoas que amam a cultura, que amam a arte e a Literatura, por que Gonçalves Dias simboliza o amor, levando as belezas do Maranhão para o mundo", pontuou Iracema Vale, presidente da Assembléia Legislativa do Maranhão.
O evento contou com ampla participação e público diverso. Por meio da música e da brasilidade, a Banda do Bom Menino das Mercês abriu a sessão com uma faixa composta pelo artista maranhense Betto Pereira.
Estiveram presentes ainda autoridades, representantes da Academia Maranhense de Letras e de servidores da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB).
"Gonçalves Dias é um poeta que delimitou nosso rosto de nação, que fez com que o Brasil passasse a ter uma identidade própria, não só na poesia, mas na língua, na forma de pensar o país e de se organizar politicamente", ressaltou Kécio Rabelo, presidente da FMRB.
Em meio aos aplausos e à emoção do momento, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre as contribuições inestimáveis de um dos filhos mais ilustres das terras maranhenses.