Tecnologias imersivas unem passado e presente e marcam a experiência de visitantes ao Memorial José Sarney

29/01/2025

O passeio pelo Museu Memorial José Sarney, um dos mais importantes espaços museológicos do Maranhão, tem sido marcado por experiências imersivas, interativas e educativas. Com foco na história da redemocratização brasileira e na trajetória multifacetada de José Sarney, os ambientes têm proporcionado uma profunda conexão com a história política e cultural do Brasil.

A instalação de tablets nos expositores dos Salões da República e Nações permite que os visitantes acessem conteúdos exclusivos como informações sobre honrarias, obras de arte e artefatos históricos oferecidos por chefes de Estado de todo o mundo ao então presidente José Sarney e que simbolizam o reconhecimento por sua liderança no processo de abertura política, marcando a transição da ditadura militar para a Democracia.  

Os Salões das República e Nações contam com fones de ouvido com áudios que apresentam na íntegra, documentos históricos, relatos inéditos do ex-presidente, bem como discursos marcantes lidos por José Sarney.

Transcendendo a mera observação, os visitantes são recebidos na Sala Multimídia “Saraminda” por um holograma do ex-presidente. Por meio dessa tecnologia, o maranhense José Sarney compartilha detalhes de sua trajetória literária e política,  permitindo experiências visuais imersivas e dinâmicas.  Na sala são projetados ainda curtas que retratam o processo de redemocratização do Brasil, contextualizando o papel de Sarney no período de transição e mostrando a complexidade e os desafios enfrentados na consolidação de um novo ciclo democrático no Brasil. Essas projeções complementam a experiência, permitindo que o público reflita sobre o impacto de decisões que moldaram o Brasil contemporâneo.

O presidente da Fundação da Memória Republicana (FMRB), Kécio Rabelo, destacou a relevância das mudanças. "Este é o único acervo presidencial no Nordeste, por meio dessa modernização, a FMRB não só reforça seu compromisso com a memória nacional, mas também se posiciona como um espaço acessível e convidativo para públicos de todas as idades. Uma iniciativa  multissensorial que reflete a necessidade de aliar inovação e tecnologia, garantindo que o legado da história brasileira permaneça vivo e compreensível para os tempos atuais”.

Aberto ao público de terça a sexta-feira, das 8h às 17h30, aos sábados, das 9h às 17h e aos domingos, das 9h às 13h, o Museu Memorial José Sarney é um verdadeiro convite à reflexão sobre o processo de redemocratização do Brasil e suas influências  na história do país. A entrada é gratuita.