Temática anual: 40 anos de democracia no Brasil

5/02/2025

Em 2025, o Brasil celebra 40 anos de democracia, um marco fundamental para grandes transformações e desafios, além de ponto de partida para o restabelecimento de direitos humanos e liberdades fundamentais alcançadas durante a presidência de José Sarney (1985-1990), maranhense que resgatou o país de 21 anos de regime de exceção imposto pelos militares.

O novo capítulo na história política do país começou a ser escrito em 1985, redefinindo os rumos da nação e pavimentando o caminho para a construção de uma sociedade livre, plural e participativa. Para celebrar esse legado e fomentar reflexões sobre os desafios e conquistas da democracia brasileira, a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), sediada no Convento das Mercês, escolheu como temática anual o debate sobre os 40 anos do processo de redemocratização brasileira, destacando a importância de preservar e valorizar os passos dados rumo à consolidação democrática.

O acervo rico e singular presente no Memorial José Sarney inclui 1 milhão de documentos que testemunham o dia a dia do então presidente, 50 mil fotografias e 800 vídeos que retratam o período pós-ditadura, além de 5 mil itens iconográficos – como medalhas, condecorações, diplomas, telas e esculturas - oferecidas por chefes de estado de todo o mundo a José Sarney, em deferência à legitimidade democrática por ele restabelecida no país e pelo povo brasileiro como sinal de gratidão e respeito pelo mais sublime dos presentes: a perene Democracia.  Desta forma, a FMRB salvaguarda uma parte essencial da memória política do Brasil, e o Convento das Mercês abriga o único acervo presidencial do Nordeste.  

Para os 40 anos da redemocratização, o acervo ganha uma dimensão ainda mais simbólica, pois permite revisitar esse marco histórico, estimular debates sobre os legados da transição democrática e reforçar a importância de preservar a memória coletiva para fortalecer os valores democráticos no país.